Postado em 10/09/2019

Demlurb retira cerca de 30 toneladas de lixo em praça no Bairro Vitorino Braga em JF

Durante a limpeza, foram encontrados pneus, restos de obras, pedaços de madeira e móveis, lixos espalhados, roupas sujas e diversos outros tipos de objetos descartados irregularmente pela população.

Demlurb retira cerca de 30 toneladas de lixo em praça no Bairro Vitorino Braga em JF

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) realizou a nona limpeza deste ano na Praça Senador Teotônio Vilela, no Bairro Vitorino Braga, onde retirou 30 toneladas de lixo desta vez. Somando o resultado de todas as ações, foram cerca de 140 toneladas. Durante a limpeza, foram encontrados pneus, restos de obras, pedaços de madeira e móveis, lixos espalhados, roupas sujas e diversos outros tipos de objetos descartados irregularmente pela população. O trabalho mobiliza cerca de 80 pessoas e contou com máquina retroescavadeira e três caminhões para a retirada do entulho. O meio-fio da praça também está recebendo revitalização, com reforço da pintura.

Para o diretor Operacional, Tiago Rocha, o Demlurb já gastou com a limpeza mais de R$1,5 milhão durante o primeiro semestre, dinheiro que poderia ter sido investido em equipamento para aperfeiçoar o serviço de capina e de limpeza, em escolas, na saúde ou em outras prioridades da cidade. “É importante que cada morador tenha consciência do descarte correto do entulho ou lixo, como determina a Lei, alugando uma caçamba ou entregando gratuitamente nos Ecopontos. Limpar o mesmo lugar várias vezes é perder tempo e dinheiro. A responsabilidade é de todos”, destaca Tiago.

O Código de Posturas do Município proíbe qualquer ação que resulte em sujeira ou prejuízo à qualidade dos espaços públicos e prevê punições para essas infrações. Caso os responsáveis por descarte irregular sejam flagrados pela fiscalização, serão autuados. A infração é considerada “gravíssima”, com multa no valor de R$ 4.695,62. As denúncias podem ser feitas nas regionais de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), pelos telefones:

Centro 1: 3690-7709

Centro 2: 3690-8379

Sul: 3690-8304

Sudeste: 3690-8377

Leste: 2104-8402

Oeste: 3690-8288

Norte: 3690-7927

Nordeste: 3690-7883

As irregularidades também podem ser denunciadas à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do aplicativo Colab, disponível para ser baixado gratuitamente.

Ecopontos

O Demlurb possui três ecopontos no município. Dois recebem gratuitamente restos da construção civil, material reciclável, móveis e eletrodomésticos. E um recebe pneus. Cada cidadão pode entregar diariamente até um metro cúbico de restos da construção civil, o que equivale a dez embalagens de cem litros. Já com relação ao pneu, não existe uma quantidade específica. O objetivo é evitar que as pessoas descartem entulho irregularmente nas vias da cidade.

Os ecopontos de Linhares e São Pedro funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Um fica localizado na Rua Diva Garcia, em frente ao número 1.200, no Bairro Linhares, e o outro, em frente ao estacionamento do Estádio Municipal, em São Pedro. O ecoponto de pneus funciona na Rua Bartolomeu dos Santos, divisa entre os bairros Benfica e São Dimas, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537.


Fonte: PJF