Política
STJ reativa processo do TCU que cobra R$ 2,8 milhões de Deltan

Foto: Reprodução/O Antagonista
O ministro Humberto Martins, presidente do STJ, derrubou neste sábado (25) decisão da Justiça do Paraná que havia suspendido processo do TCU que cobra de Deltan Dallagnol e outros membros da Lava Jato a restituição de valores pagos em diárias e viagens durante a operação.
Em sua decisão, o magistrado afirmou que a suspensão representava “lesão à ordem pública”. O TCU cobra de Deltan R$ 2,8 milhões.
“Explicite-se que está caracterizada a lesão à ordem pública na medida em que a decisão judicial impugnada, sem a demonstração inequívoca de ilegalidade, obstou o trâmite e o pleno funcionamento autônomo e independente da atuação fiscalizatória do Tribunal de Contas da União, (…) [que] está a realizar legitimamente a averiguação de eventual irregularidade na gestão administrativa da Operação Lava Jato com relação aos custos financeiros de viagens institucionais e diárias dos membros do Ministério Público Federal, integrantes de dita força-tarefa”, escreveu Humberto Martins.
A investigação havia sido suspensa no início do mês pelo juiz Augusto César Pansini Gonçalves, da 6.ª Vara Federal de Curitiba, que considerou o procedimento “ilegal”. Um relatório da área técnica do TCU já havia apontado que não houve irregularidade nos pagamentos questionados.
Fonte: O Antagonista
Foto: Reprodução/O Antagonista
Postado em 25/06/2022 18h34
Aliados não explicam 'pressentimento' de Bolsonaro e atribuem áudio a retaliação da PF
A estratégia do Palácio do Planalto para desqualificar a ligação telefônica em que o ex-ministro Milton Ribeiro diz ter sido informado por Jair Bolsonaro, em 9 de junho, de que poderia ser alvo de buscas pela Polícia Federal – o que efetivamente ocorreu no dia 22 de junho – é tratar a divulgação do áudio como uma retaliação de integrantes da corporação por não terem conseguido aumento salarial.
Para aliados de Bolsonaro, ouvidos em condição de anonimato pelo blog, os agentes da PF estão insatisfeitos com o recuo do governo na promessa de conceder reajustes à categoria e, por isso, decidiram vazar a gravação.
Leia mais
Postado em 25/06/2022 17h55
Bolsonaro envia mensagem sobre apoio dos militares em eventual golpe

Foto: Alan Santos/PR
Um dia depois de ser citado pela Polícia Federal por suspeita de vazamento da operação contra o ex-ministro Milton Ribeiro, o presidente Jair Bolsonaro (foto) enviou a grupos de WhatsApp uma imagem em que fala sobre o apoio dos militares em eventual “ruptura institucional”, diz O Globo.
Na mensagem, o presidente requentou uma tentativa de intimidação feita em agosto do ano passado pelo coronel Marcos de Oliveira, intitulada “Polícia Militar seguirá o Exército em caso de ruptura institucional”.
A fala do coronel da PM de Brasília foi feita pouco antes das manifestações golpistas do 7 de Setembro, quando apoiadores do presidente saíram às ruas para pedir, entre outras coisas, o fechamento do STF.

com.br/Images/postagens/057ee51dbeb17603e358bd0a08d5e3ad.png">
Fonte: O Antagonista
Foto: Alan Santos/PR
Postado em 25/06/2022 17h34
Weintraub provoca Bolsonaro: “Traí por ser honesto?”

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Em meio ao escândalo do MEC, o ex-ministro Abraham Weintraub (foto) usou as redes sociais para ironizar o presidente Jair Bolsonaro.
“Eu traí por ser honesto e permanecer honesto? Observe que o jet ski é da Marinha e a gasolina é paga com nossos impostos!”, escreveu no Twitter em publicação que mostra uma foto do presidente da República andando de jet ski.
Após a prisão de Milton Ribeiro, Weintraub disparou contra o ex-ministro da Educação, acusado por se envolver em um esquema de corrupção no governo Jair Bolsonaro.
Fonte: O Antagonista
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Postado em 25/06/2022 15h13
Alvo de investigação, pastor disse que cooperou para aproximar prefeitos ao ministério
O pastor Gilmar Santos relatou em uma entrevista, em 9 de abril de 2021, que cooperou para fazer a aproximação entre prefeitos e o ex-ministro da Educação (MEC) Milton Ribeiro. Esse papel teria sido desempenhado quando Milton estava à frente da pasta. O ex-chefe do MEC também participou da entrevista a uma emissora de televisão a convite de Gilmar.
'A nossa pequeníssima cooperação em aproximá-los do ministro [Milton Ribeiro] e de sua equipe técnica me deixou realizado por ver que eles saíram de lá com brilhos nos olhos, entendendo que há recursos à disposição para seu município e eles dependiam só de orientações', detalhou o pastor.
Leia mais
Postado em 25/06/2022 15h09
Delegado da PF diz que Milton Ribeiro sabia de operação
O delegado federal Bruno Calandrini, responsável pela investigação sobre o gabinete paralelo de pastores no Ministério da Educação (MEC), disse acreditar que houve vazamento do inquérito.
“Os indícios de vazamento são verossímeis e necessitam de aprofundamento diante da gravidade do fato aqui investigado”, escreveu em manifestação enviada na sexta-feira, 24, à Justiça Federal em Brasília.
Calandrini cita ligações do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, interceptadas na investigação. Para o delegado, as conversas “evidenciam” que ele “estava ciente” de que seria alvo de buscas. O documento diz ainda que o ex-ministro demonstrou “extrema preocupação” com os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, apontados como lobistas no MEC.
Leia mais
Postado em 25/06/2022 15h04
Bolsonaro ignora suspeita de vazamento no caso Milton Ribeiro

Foto: Reprodução/YouTube
Durante discurso em evento evangélico em Santa Catarina, o presidente Jair Bolsonaro (foto) ignorou neste sábado (25) as suspeitas de vazamento na operação da Polícia Federal contra o ex-ministro Milton Ribeiro e repetiu que as eleições deste ano representam uma “luta do bem contra o mal”.
“Um lado defende o aborto, o outro é contra. Um lado defende a família, o outro quer cada vez mais desgastar os seus valores. Um lado é contra a ideologia de gênero, o outro é favorável. Um lado quer que seu povo se arme para que cada vez mais se afaste a sombra daqueles que querem roubar essa nossa tão sagrada liberdade”, afirmou durante discurso que durou cerca de 20 minutos.
Ao pedir à Justiça Federal no DF o envio dos autos da Acesso Pago para o Supremo, o Ministério Público Federal alegou “indício de vazamento da operação policial e possível interferência por parte do presidente Jair Bolsonaro nas investigações”.
A suspeita de vazamento, como publicamos, decorre de conversas de Milton Ribeiro interceptadas pela Polícia Federal.
Fonte: O Antagonista
Foto: Reprodução/YouTube
Postado em 25/06/2022 15h02
Adolescente usa ferro em brasa para marcar número de Bolsonaro
Foi em um leilão beneficente que Guilherme Henrique Moreira Santos, de 17 anos, foi desafiado por um primo a mostrar seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O adolescente não titubeou e usou os ferros de carimbar animais para marcar na pele o 22, novo número de candidatura à Presidência de Bolsonaro, pelo Partido Liberal. O caso aconteceu no domingo (12/6), no Assentamento Roseli Nunes, a 25km de Mirassol D’Oeste (MT).
O tio do menino, que é emancipado, Davi de Oliveira Silva, atribui ao ato a coragem do povo sertanejo. “A gente que é sertanejo não tem medo de nada não”, afirmou. Ele contou que a família não se assustou com a ação do sobrinho, mas que a mãe ficou preocupada. “Não pela família apoiar o presidente, mas porque ela não esperava. Mãe sempre assusta”, relatou.
Leia mais
Postado em 24/06/2022 21h13
Bolsonaro participa de 3ª motociata no Nordeste em um mês
Faltando 99 dias para as eleições presidenciais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, nesta sexta-feira (24/6), de mais uma motociata.
Esse é o terceiro evento desse tipo que o presidente participa no mês.
A motociata, desta vez, foi realizada em Campina Grande, Paraíba.
Como parte do roteiro no Nordeste, o presidente também fez uma motociata em Caruaru (PE) na quinta-feira (23/6). Na semana passada, esteve em Natal (RN).
Leia mais
Postado em 24/06/2022 21h06
MPRJ denuncia Gabriel Monteiro por importunação sexual e assédio sexual
O Ministério Público do Rio (MPRJ) denunciou o vereador Gabriel Monteiro por importunação sexual e assédio sexual, no dia 14 de junho.
A denúncia está no âmbito de inquérito aberto pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá (Deam-Jacarepaguá) que investigava os crimes desde o final de março.
'Após análise do conjunto probatório, o autor foi indiciado pelos crimes de importunação e assédio sexual', afirmou ao g1 a delegada Viviane Costa, titular da Deam-Jacarepaguá.
Leia mais
Postado em 24/06/2022 20h33